ECONOMIA MUNDIAL CAMINHA PARA UM CRESCIMENTO

ECONOMIA MUNDIAL CAMINHA PARA UM CRESCIMENTO PROLONGADO MAIS LENTO PÓS-PANDEMIA

O relatório da ONU prevê desaceleração global em 2026, aponta riscos geopolíticos, desigualdades persistentes e fragilidades estruturais na economia mundial.

O alerta foi feito esta quinta-feira, apontando o risco de um período prolongado de crescimento mais lento em comparação com a era pré-pandemia. O aviso consta do relatório Situação e Perspectivas da Economia Mundial 2026.

Segundo o documento, apesar de alguma resiliência recente, o crescimento económico actual permanece insuficiente para promover ganhos de desenvolvimento amplos, deixando muitos países, comunidades e agregados familiares para trás.

“Riscos geopolíticos, incerteza política persistente e constrangimentos fiscais continuam a pesar sobre o panorama económico global”, sublinha a ONU.

O relatório prevê que, em 2026, o crescimento global apresente uma ligeira moderação, com o abrandamento do comércio internacional a ser apenas parcialmente compensado por políticas monetárias mais acomodatícias.

Embora a inflação tenha diminuído significativamente na maioria das economias, a ONU alerta que o aumento do custo de vida continua a pressionar os orçamentos familiares e a agravar as desigualdades sociais.

A ONU destaca ainda riscos elevados de novas perturbações na oferta global, associadas a conflitos armados, desastres climáticos, fragmentação do comércio internacional e tensões geopolíticas.

De acordo com as projecções, a produção global deverá crescer 2,7% em 2026, ligeiramente abaixo dos 2,8% estimados para 2025 e significativamente inferior à média de 3,2% registada antes da pandemia da Covid-19.

Apesar da resiliência inesperada demonstrada em 2025, o relatório aponta fragilidades estruturais persistentes, incluindo níveis de investimento contidos e espaço fiscal limitado em muitos países.

Siga a página | Comente | Compartilhe | E assista em: www.fetvangola.com

Fé TV Angola | Informação com Propósito

Partilha:

Mais informações

ASSO-MÚSICA E FÉTV ANGOLA UNEM

ASSO-MÚSICA E FÉTV ANGOLA UNEM FORÇAS PELA MÚSICA GOSPEL! Um passo histórico foi dado para o futuro da música gospel em Angola. A ASSO-MÚSICA e

ASSO-MÚSICA REALIZA REUNIÃO

ASSO-MÚSICA REALIZA REUNIÃO DE PLANEAMENTO PARA 2026 A Associação dos Músicos Cristãos de Angola (ASSO-MÚSICA) realizou neste sábado 10 de janeiro, a sua primeira reunião

Deixe uma mensagem ou pedido de oração
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.